segunda-feira, 24 de julho de 2023

O MÉTODO NATURAL DE FREINET.

Segundo o grande educador francês qualquer criança pode chegar ao domínio da linguagem- escrita de maneira natural”, isto é, sem passar pelos métodos tradicionais de  ensino.

Para isso, as seguintes etapas foram observadas  por Freinet na trajetória que sua filha Bal. Percorreu até o domínio da escrita consciente:

 

O desenho sob forma de grafismo.

O desenho é, para Freinet, a atividade experimental por excelên.cia. O grafismo, inicialmente sem forma, organiza-se lentamente pelo desenho. A criança vai

Tentando e tentando, sem que o ato tenha qualquer intenção. Aos poucos, vai surgindo uma crescente precisão em seus gestos e la percebe que “aquilo se parece com qualquer coisa”. “Bal  desenha uma figura gomêtrica ’é a casa’ e tudo se torna casa”.“

 

Do Desenho à escrita.

Nesta etapa Bal faz seus desenhos com elementos justapostos sistemeticamente em grupos homogêneos sobrepostos

Ela diz que:

1. “As meninas vão , para a escola: levam o cesto da merenda”.

2. “Aquilo ali são as árvores à beira do caminho ”.

3. “O menino quer ir para a escola: perdeu o

cesto dele”. .

Além de fazer os desenhos, Bal. escreve a explicação embaixo. Há agora desenho e escrita. (fig. abaixo).

 

 


 

 

A escrita   Iilberta-se do desenho.

“Primeiro simples asinatura. depois texto indiferenciado e incorporado no desenho, a seguir complemento do desenho, a escrita começa agora a sua histõria autônoma

 

Bal . escreve as primeiras cartas independentemente do desenho. Ela está, aos quatro anos e quatro meses, escrevendo à prima.

Aos cinco anos, Bal. separa desenho e escrita e o seu interesse se direciana para a técnica da escrita. Apreende que pode haver certas regras e formas fixas para imitar.

 O signifícado das palavras.

 Bal. está quase com seis anos. Copia  muitas palavras com segurança, rapidez e perfeição. Há agora o  estabelecimento de relação entre o grafísmo das palavras e a palavra oral ou o pensamento.

 O começo da escrita consciente.

 Na escola, muito cedo as crianças são treinadas a imitar letras e copiar palavras e frases que para elas têm um sentido apenas formal. ”A escola atual, devido à anomalia de suas técnicas, visa muitas vezes normas que são prematuras e deixam de ser válidas para uma educação normal.

“Deixaremos pacientemente que as penas cresçam e se desenvoIvam, certos como estamos de que o vôo há de chegar sem falta, no momento desejado , natural e forte”.

Esta introdução às principais idéias de Freinet sobre a aprendizagem da escrita nos faz perceber o processo gradativo em que ela deve constituir-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário