Segundo o grande educador francês qualquer criança pode chegar ao domínio da linguagem- escrita de maneira ’”natural”, isto é, sem passar pelos métodos tradicionais de ensino.
Para isso, as seguintes etapas foram observadas por Freinet na trajetória que sua filha Bal. Percorreu até o domínio da escrita consciente:
O desenho sob forma de grafismo.
O desenho é, para Freinet, a atividade experimental por excelên.cia. O grafismo, inicialmente sem forma, organiza-se lentamente pelo desenho. A criança vai
Tentando e tentando, sem que o ato tenha qualquer intenção. Aos poucos, vai surgindo uma crescente precisão em seus gestos e la percebe que “aquilo se parece com qualquer coisa”. “Bal desenha uma figura gomêtrica ’é a casa’ e tudo se torna casa”.“
Do Desenho à escrita.
Nesta etapa Bal faz seus desenhos com elementos justapostos sistemeticamente em grupos homogêneos sobrepostos
Ela diz que:
1. “As meninas vão , para a escola: levam o cesto da merenda”.
2. “Aquilo ali são as árvores à beira do caminho ”.
3. “O menino quer ir para a escola: perdeu o
cesto dele”. .
Além de fazer os desenhos, Bal. escreve a explicação embaixo. Há agora desenho e escrita. (fig. abaixo).
A escrita Iilberta-se do desenho.
“Primeiro simples asinatura. depois texto indiferenciado e incorporado no desenho, a seguir complemento do desenho, a escrita começa agora a sua histõria autônoma
Bal . escreve as primeiras cartas independentemente do desenho. Ela está, aos quatro anos e quatro meses, escrevendo à prima.
Aos cinco anos, Bal. separa desenho e escrita e o seu interesse se direciana para a técnica da escrita. Apreende que pode haver certas regras e formas fixas para imitar.
O signifícado das palavras.
Bal. está quase com seis anos. Copia muitas palavras com segurança, rapidez e perfeição. Há agora o estabelecimento de relação entre o grafísmo das palavras e a palavra oral ou o pensamento.
O começo da escrita consciente.
Na escola, muito cedo as crianças são treinadas a imitar letras e copiar palavras e frases que para elas têm um sentido apenas formal. ”A escola atual, devido à anomalia de suas técnicas, visa muitas vezes normas que são prematuras e deixam de ser válidas para uma educação normal. “
“Deixaremos pacientemente que as penas cresçam e se desenvoIvam, certos como estamos de que o vôo há de chegar sem falta, no momento desejado , natural e forte”.
Esta introdução às principais idéias de Freinet sobre a aprendizagem da escrita nos faz perceber o processo gradativo em que ela deve constituir-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário