quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Construção da Escrita e da Leitura

A construção da Escrita e da leitura

Pesquisas de Emília Ferreiro:demonstram que a leitura e escrita, como objetos
culturais do conhecimento, são adquiridos por um processo de auto-construçao, no
confronto e interação da criança com o seu meio. j
Nessas pesquisas, Emília Ferreiro comprovou que os vários| métodos e
estratégias com vista a favorecer a compreensão e o domínio da leitura e escrita
pela criança assim como os testes de maturidade, listas de habilidades motoras e
preceptivas-temporais, não são suficientes para o êxito desejado no processo de
leitura e escrita.
Haja; vista o grande número de crianças que não se alfabetizam mesmo com
vários anos de escolaridade na América Latina.
Por isso, essa educadora buscou na teoria de Jean Piaget a explicação sobre o desenvolvimento da criança no ato de ler e escrever, do ponto de vista cognitivo.

A PSICOGÊNESE DA ESCRITA E DA LEITURA - ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA EVOLUÇÃO PSICOGENÉTICA

A partir de 2 anos (assim que a criança consegue pegar no lápis ou caneta),
ela começa a "rabiscar" (deixar marcas no papel). É a época das garatujas.
A princípio, é a imitação mecânica do ato do adulto ao escrever. Mas, a nível
conceitual, a criança já dá nome aos seus rabiscos. Ela pode se referir a eles como:
"é o papai”, "o caminhão dele", "minha casa".
Exemplo:




Observação: transição-garatuja/icônico

À mebida que a criança vai crescendo nos seus Estágios cognitivos e à medida
que lhe é dada oportunidade com materiais impressos e de desenho, ela vai
avançando cada vez mais.
É importante nesta fase estimular a criança a folhear revistas, jornais, fotos, levando-a ! a interpretar gravuras !e colocar à sua disposição lápis cera, pincel atómico e folhas brancas, para representação gráfica de seu pensamento.
Após a fase das garatujas, a criança entra na Fase Icônica - a representação da escrita da criança através do desenho.
Nessa fase, a criança vivência a hipótese de que escrever é desenhar, e ela
então tenta representar o objeto desenhando.
A princípio, a sua representação é bem distante do objeto real, são tentativas de desenhar objeto, mas com uma forma ainda indefinida.
A cada dia, sua representação do objeto vai se aperfeiçoando até chegar á representação bem definida do mesmo.
Não existe uma idade certa para a criança entrar nessa fase. Tudo vai
depender da estimulação da família e da escola e das oportunidades que são dadas
à criança (de escrever e desenhar)

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