quinta-feira, 17 de junho de 2010

Atividade de Leitura e Escrita

0 que a criança pensa da escrita - Identificar e descrever figuras

Professor, essa atividade tem como objetivo principal fazer com que o aluno reflita sobre o processo de leitura e escrita. Ao final, Você terá informações sobre o pensamento do aluno a respeito de como funciona esse processo.

Duração aproximada: 90 minutos

Sugerimos as seguintes etapas:

Preparando...

Separe, para cada aluno: uma cópia do texto Uni Duni Tê. (parte 1), uma cola, uma caixa de lápis de cor ou lápis de cera, um envelope para cada aluno. Recorte as palavras do texto Uni Duni Tê com as linhas pontilhadas e coloque-as dentro do envelope e uma folha da parte 2. Recorte as figuras seguintes e cole-as em uma cartolina.

Motivando os alunos...

Sente com os alunos em círculo e pergunte a eles se conhecem a brincadeira Uni Duni Tê. Em caso afirmativo, peça para que um deles explique a brincadeira para todos. Caso contrário, Você explica.
Ao falar cada sílaba do texto Uni Duni Tê, aponte para um aluno na roda, passando de um para o outro em sentido horário. Quando se falar a palavra você, quer dizer que este aluno foi escolhido para fazer o que o professor pedir. Com as cartelas na mão, cada vez que um aluno for escolhido, o professor mostra a figura e pede que ele fale o que é e descreva a figura. Depois, com que letra começa.

Exemplo:
Mostre a cartela com o desenho do lápis.
O que é isto?
De que material é feito?
Serve para quê?
Você sabe com que letra começa a palavra lápis?
Se eles não souberem, fale a resposta.
Para incentivar os alunos, inclua outras atividades como tarefa.

Exemplos:
imite uma galinha, conte até 10, cante atirei o pau no gato...


Iniciando...

Depois que terminarem as carteias da brincadeira, distribua para cada um o texto Uni Duni Tê e os lápis de cor ou de cera.
Leia em voz alta e peça para que eles acompanhem a leitura com o dedo, da forma como souberem. Assim eles estarão aprendendo a direção da escrita. Se Você observar que algum aluno está acompanhando de forma incorreta (da direita para a esquerda), mostre a ele que lemos da esquerda para a direita. No início, eles não vão acompanhar corretamente, palavra por palavra, mas estarão percebendo o início e o fim do texto.
Repita a leitura.

Desenvolvendo...

Após a leitura do texto, siga as instruções, lendo-as em voz alta para os alunos. Faça uma questão de cada vez e espere que os alunos terminem de executá-la para passar para a próxima.

Terminando...

Distribua o envelope, cola e a folha da parte 2. Explique para os alunos que alguém misturou as palavras do texto e as colocou dentro do envelope. Peça a ajuda deles para pôr o texto em ordem no papel. Eles podem ver o original como modelo.

Avaliando...

Observe se os alunos conseguem descrever as figuras; conhecem as letras e os nomes delas; sabem com que letras as palavras começam; sabem acompanhar a leitura do texto; colocaram o texto na ordem correta.

Adaptando...

Outras formas de motivar os alunos escolhidos na brincadeira do Uni Duni Tê.
- trocar as figuras por objetos concretos e pedir que eles o descrevam;
- acrescentar carteias de letras e pedir que os alunos falem palavras que começam com a letra mostrada;
- acrescentar palavras e pedir que formulem frases;
- acrescentar personagens de livros conhecidos e pedir o nome e a descrição de cada personagem.

A parte 2 (colocar o texto em ordem) pode ser adaptada para séries mais avançadas. Escolha textos maiores e com sequência bem definida início, meio e fim). Os alunos devem ler e conhecer bem o texto antes de fazer a atividade. Com alunos já alfabetizados, não é necessário ter o texto como modelo para fazer a tarefa.
Use esses versinhos em muitas outras situações em que precisa escolher um aluno para executar uma tarefa como: distribuir material, recolher trabalhos, dar recados, arrumar a sala, ajudar o professor.









Aqui um exemplo das cartelas com desenho.Crie quantas você achar necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário