quinta-feira, 17 de junho de 2010

Trabalhando com Projetos

TRABALHANDO COM PROJETOS


O que deve conter em um projeto:
Diagnósticos
Objetivos;
Planejamento;
Estratégias;
Levantamento de dados e de hipóteses práticas;
Avaliação.

O que deve propiciar um projeto:
Melhoria da qualidade pedagógica e administrativa das escolas, do processo de aprendizagem, das relações escola X comunidade; educadores X educandos e vice versa;
Valorização dos educandos e dos profissionais da educação;
Pesquisa de opinião pública - na escola e na comunidade;
Produção e disseminação de campanhas periódicas, veiculadas na escola e na comunidade;
Produção e distribuição de material escrito por educadores e educandos.

Os projetos devem ser

Ser coerentes com os diagnósticos e objetivos;
Prever ações que assegurem mudanças;
Apresentar cronograma detalhado de alividades.

Ciclo do Projeto

a) diagnósticos - levantamento dos problemas existentes na escola e na comunidade;
b) ideia do projeto - a ideia nasce do diagnóstico, do levantamento dos problemas da escola, educador, educando, família, comunidade;
c) políticas pedagógicas que se condensam em estratégias ou programas semanais, mensais, bimestrais, semestrais, anuais - de acordo com o planejamento escolar;
d) utilização de recursos que se encontram desaproveitados ou não usados;
e) a complementação de outras ações.

Nessa etapa será preciso definir:

Para quem?
Por quê ?
Recursos ?
Onde ?
Duração ?
Critérios e Alternativas ?
Por que é importante a elaboração do planejamento do projeto
O planejamento do projeto propicia a busca da maximização dos resultados, trazendo benefícios para a escola como um todo:

a) Os envolvidos sabem aonde querem chegar Quando todos os envolvidos em um projeto sabem para onde ir e estão de acordo, o processo se toma mais ágil, as decisões e as implementações fluem. O projeto ganha agilidade, e os envolvidos ganham motivação.

b) Todos sabem o porquê do caminho escolhido Quando os envolvidos compreendem o porquê, os desafios são aceitos e os obstáculos são superados, prevalecendo os objetivos gerais em detrimento dos pessoais. Elimina-se a resistência, o medo do novo e os conflitos.

c) Estimula o crescimento individual e coletivo Conhecedores das necessidades da comunidade, escola, educadores e educando, buscam-se alternativas de capacitação para enfrentamento dos novos desafios. Dessa forma, o planejamento promove eficiência e suscita a cooperação.

d) Intera a escola como uma comunidade. A escola busca novos desafios estando aberta ao novo. Em contato com os problemas e atividades da escola, os pais aumentam sua compreensão e colaboração com o processo como um todo.

e) utiliza e valoriza os envolvidos (educandos, educadores e comunidade) O planejamento utiliza todos os envolvidos para a definição de objetos, o que dá consistência ao trabalho coletivo.

f) Profissionaliza a escola os problemas que surgem, as ideias, as decisões, os conflitos são resolvidos com a participação de todos e exigindo constante atualização.

"O planejamento permite buscar formas adequadas e racionais para se alcançarem os objetivos desejados, o que não determina uma rota única, rígida dogmática, mas a busca de caminhos facilitadores, ecléticos, para o alcance dos objetivos propostos".

Estratégias
Após o planejamento, os planos estratégicos devem ser desenvolvidos, o que não impede que sejam periodicamente revistos, pois não devem ser imutáveis. Acreditamos que as estratégias devem:

a) Ser compatíveis com as tendências atuais.
Não aceitar e promover mudanças é um erro. Faz-se necessário estar plugado no contexto atual, globalizado e tecnológico, estar ciente das mudanças em todas as esferas, políticas, económicas, culturais, pois as mesmas apontam as novas necessidade na esfera educacional, no mercado de trabalho.

b) Aproveitar os profissionais que atuam na escola.
Os projetos podem ser iniciados pêlos profissionais existentes na escola, pois não é adequado definir objetivos utópicos, irrealizáveis. O aprimoramento, formação continuada dos educadores deve ser objetivo geral, mas não deve ser empecilho para a realização de projetos, para o enfrentamento do novo.

c) Resolver problemas
Existem projetos fantásticos, maravilhosos, mas incapazes de resolver os problemas existentes no cotidiano escolar.
De nada adianta desenvolver projetos que não promovam melhoria dos problemas existentes na escola e na comunidade.

d) Desenvolver as habilidades e competèncias dos educandos e educadores.
Os PCNs delineiam a concepção de uma nova educação, de um novo educador, de um novo educando e de uma nova escola. A escola tradicional, pautada na crença em que o conhecimento é algo pronto, acabado, perfeito, no qual o capital cultural pertence a penas aos que detêm inteligência e competência, em que o aluno é visto como uma tábua rasa, uma folha de papel em branco, e que traz a preocupação excessiva com o treino de habilidade, com a memorização, com a repetição e a imitação, está inadequada para a atual realidade.
Optar pela pedagogia de projetos é dar vida a uma classe, é efetuar uma escolha de postura ética educacional. È permitir às crianças que construam o sentido de sua atividade de alunos. È criar possibilidades, oferecendo aos alunos oportunidade de descobrir e construir o conhecimento. È transformar o espaço escolar, tornando-o um ambiente cooperativo e conseqüentemente significativo de aprendizagem.
Elaborando O projeto
1. IDENTIFICAÇÃO
Nome da instituição executora e do programa a que este se vincula.
Objeto de conhecimento - áreas ( matemática, história, etc..)
Conteúdo específico - tema
Nome do projeto: deve ter a ideia precisa da natureza do problema enfocado.
Nome do técnico (ou dos membros da equipe técnica) responsável pela elaboração do projeto.
Duração do projeto ou tempo provável de duração

2. JUSTIFICATIVA
Origem do projeto e sua intenção. È o ponto de partida.

3. OBJETIVOS (GERAL-ESPECíFICO-OPERACIONAL)
O que se pretende atingir. Clareza na definição de metas de eficiência e eficácia, identificadas em termos de qualidade e quantidade.

4. DESENVOLVIMENTO
A metodologia de ensino que o professor adota é sua própria perspectiva de tratar o ensino, seu posicionamento e atitude diante do processo. De sua visão a respeito da educação e do que seja ensinar e aprender resulta o seu modo de professor.
Sabendo que conhecimento, desenvolvimento e aprendizagem são processos relacionados entre si, que acontecem por construção e interação, o professor deve privilegiar conteúdos de ensini vinculados à realidade, integrando-os ao trabalho em sala de aula através de situaçãoes (atividades) desafiadoras, problematizadoras, prevendo interações com os alunos e deles entre si e com o conhecimento.

5. RECURSOS
Materiais pedagógicos - fontes de pesquisa do professor e do aluno.

6. AVALIAÇÃO
Anexar ao projeto a síntese de todo material produzido, através do registro escrito, durante a realização do mesmo.

7. BIBLIOGRAFIA (referencial específico, livros, fontes de pesquisa)

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