quinta-feira, 17 de junho de 2010

O QUE AVALIAR?

O que avaliar?

Se tomarmos como base de avaliação o currículo, ou os objetivos do ensino, haverá sempre uma infinidade de aspectos a avaliar numa escola e numa sala de aula. Do ponto de vista cognitivo, os mais importantes são:
- conteúdos: o conhecimento dos alunos a respeito dos temas ou disciplinas, nos diversos níveis estabele¬cidos pêlos domínios da aprendizagem;
- produtos: estruturas internas, que revelam o nível de proficiência do aluno para elaborar os conteúdos, relacioná-los com conhecimentos anteriores e. aplicá4os a situações concretas, conhecidas ou novas;
- estratégias cognitivas e metacognitivas: capacidade de o aluno monitorar e regular o próprio processo de aprender a aprender;
- habilidades afetivas: comportamentos e atitudes dos alunos considerados fundamentais para a aprendi¬zagem e para o bom funcionamento da sala de aula e da escola.
Se tivermos que avaliar todos os alunos em todos esses e outros aspectos, dificilmente faríamos outra coisa. Daí por que, ao falar de avaliação, é preciso estabelecer dois critérios para usar a avaliação com maior eficiência:

a) Estabelecer prioridades para avaliar. Numa escola, os aspectos mais importantes são os aspectos cogniti¬vos e os aspectos formativos. Portanto, a avaliação deve enfatizar esses aspectos. E, dentro deles, deve procurar avaliar a aquisição de competências de nível mais elevado e a formação de hábitos e atitudes mais relevantes para a escola e para a vida.

b) Avaliar por amostragem. É impossível avaliar todos os alunos em todos os aspectos. A avaliação, portan¬to, deve ser limitada a alguns aspectos do programa e, em muitas circunstâncias, a alguns alunos. Em outras palavras: nem todos os alunos precisam ser avaliados em todos os objetivos da escola. Esses resultados, ainda que parciais, devem dar ao professor indicações a respeito de como lidar com a turma como um todo.
Já que a avaliação tem que ser sempre muito limitada, é importante saber escolher o que avaliar, quando avaliar e quem avaliar. E é importante saber, sobretudo, como usar a informação obtida numa avaliação, para que tenha efeitos gerais para todos os alunos da classe. A avaliação deve servir para informar alunos, pais e professores sobre os progressos realizados e êxitos alcançados.

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