segunda-feira, 3 de junho de 2019

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA DISLEXIA






Sintomas da Dislexia Infantil

Dislexia


Dislexia



A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica (ou seja, que ocorre no cérebro, na coluna vertebral e nos nervos), e que tem como principal característica a dificuldade de ler e escrever.
Quem sofre deste problema tem dificuldade no reconhecimento preciso e fluente das palavras e na habilidade de decodificar e soletrar também.
Trata-se de um problema crônico, que pode perdurar por anos ou durante a vida toda. É muito comum — afeta mais de 2 milhões de casos relatados por ano no Brasil.
Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, não se sabe ao certo quantas pessoas possuem o transtorno, mas estima-se que ele afeta de 0,5% a 17% da população mundial.
Os sintomas da dislexia podem ser identificados mais facilmente na infância, já que o distúrbio, nesta fase, é mais acentuado. Conheça alguns deles:

·      Problemas no desenvolvimento da fala ou desenvolvimento tardio do aprendizado da fala;
·         Problemas cognitivos, como a dificuldade de memorização de palavras ou de regras ortográficas;
·         Atraso na habilidade de leitura ou comprometimento da fala;
·         Dispersão e falta de atenção.

Mas será que dislexia tem cura? 

A dislexia não tem uma cura 100% eficaz. Estamos falando de uma patologia crônica. No entanto, se for diagnosticada e intervencionada precocemente, idealmente no primeiro ciclo (2º, 3º ou 4º ano de escolaridade), as alterações disléxicas poderão ser bastante minimizadas
 Imagem relacionada

Dificuldades de aprendizagem: o que são e tipos mais comuns


Dificuldades de aprendizagem: o que são e tipos mais comuns


Quando falamos em dificuldades de aprendizagem, estamos nos referindo especificamente a alguns tipos de desordens que impedem uma pessoa de aprender no mesmo ritmo de quem não apresenta o problema — e não à dificuldade normal que todos temos em aprender um determinado tema.
Essas desordens normalmente afetam a capacidade do cérebro em receber as informações e processá-las, comprometendo o aprendizado e deixando-o mais lento em comparação do que o normal.
Elas podem estar relacionadas tanto a fatores externos quanto a alguns tipos de transtornos.
Dislexia
Disgrafia
Discalculia
Dislalia
Disortografia

TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)

Exemplo de escrita de criança com dislexia